sábado, 29 de outubro de 2011

Como o streaming de música do Spotify pode melhorar com apps?

O Spotify tem uma grande visão para seu serviço de streaming de música. Essa visão vai além de seu estado atual, com apps desenvolvidos pela própria empresa: eles querem abrir o serviço para qualquer desenvolvedor que queira adicionar conteúdo e funcionalidades ao Spotify.

Nas palavras do CEO Daniel Ek, o Spotify vai oferecer “apps de música verdadeiramente integrados” dentro do Spotify. Os apps serão baseados em padrões HTML5 e JavaScript e vão rodar dentro do Spotify. O serviço já fechou parceria com alguns sites de música, revistas e provedores de conteúdo, que vão oferecer apps desde o primeiro dia.

A primeira safra de apps vem na maior parte de fontes editoriais, que vão acrescentar artigos, playlists e resenhas ao serviço. O Spotify terá uma loja de apps, chamada App Finder, que permite aos usuários adicionar essas novas partes ao aplicativo para desktop. Todo app passa por um processo de análise, então não entra qualquer coisa no programa. Alguns exemplos de apps: Rolling Stone (com “as melhores” de artistas e artigos), Last.fm (com descoberta social de música), TuneWiki (letras de música) e SongKick (shows e eventos). Mas há pouco que os apps podem fazer para melhorar a interface e usabilidade do Spotify – e olha que ela precisa.

No entanto, o Spotify já vai usar este novo framework para fazer suas próprias melhoras: eles começam com um ticker, ao estilo do Facebook, que mostra o que seus amigos estão ouvindo agora. Espero que isto sinalize o início de melhoras ao serviço feitas pelo próprio Spotify.

Alguns esperavam que o Spotify iria permitir sites e desenvolvedores terem acesso às músicas do serviço, tocando-as em seus próprios sites ou apps. Infelizmente, este não é o caso: toda expansão com apps é feita dentro do próprio app do Spotify. Mas eles serão abertos a qualquer usuário, seja free ou premium.

Mas criar um Franken-app vai melhorar a experiência do Spotify? Mais conteúdo a se descobrir é muito bom, mas navegar de app em app cria uma experiência desarticulada, pelo menos em termos de interface. O Facebook, que possui apps dentro de seu serviço, vem lutando contra esse problema desde o início, e ainda estão para resolvê-lo. Mesmo assim, ainda há muito potencial em criar uma experiência dinâmica assim, e vale prestar atenção no que o Spotify tem preparado para o futuro.



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

YouTube ganha redesign para ficar mais social

O YouTube lançou um redesign completo do site, com ênfase em integração com redes sociais – Google+ e Facebook – além de usar o poder dos algoritmos para descobrir de que vídeos você gosta.


Como vimos antes, o redesign aproxima o YouTube do Google+ com um feed de atividade no centro, canais na esquerda e recomendações na direita. Os canais incluem as inscrições do YouTube e os vídeos que seus amigos compartilham no Facebook e Google+ (podia ter Twitter também…). A integração com o Google+ é automática – você só precisa estar logado – enquanto com o Facebook é opcional.


O feed de Inscrições é uma grande atualização em relação ao que o YouTube fazia anteriormente. Antes, o YouTube juntava todas as suas inscrições e recomendações em um lugar só. Agora, os vídeos enviados, favoritados e curtidos ficam literalmente no centro, organizados de uma forma que faz sentido. Como os canais têm mais destaque, o YouTube ganha uma cara mais social – você sempre pôde seguir outras pessoas que criam vídeos, mas agora este é o centro do YouTube.


E a parte de recomendações, separada na direita, mostra vídeos de acordo com suas inscrições atuais e com o que você viu antes. Novamente, isso já existia no YouTube antigo, mas agora está melhor organizado. Vídeos populares e em tendência (trending) foram para baixo na coluna esquerda, para dar espaço ao novo foco do YouTube em redes sociais.


A página com o vídeo em si ficou mais limpa e mais cinza, com controles para ampliar ou colocar o vídeo em tela cheia. Vale lembrar que o Cosmic Panda, o design alternativo para as páginas dos vídeos, continua funcionando – você pode escolher entre o player normal e o Cosmic Panda. Se você ainda não recebeu o redesign, é questão de tempo. E se recebeu e não gostou… vá se acostumando.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Androidland, primeira "Android Store" do mundo

Imagine uma loja só com dispositivos Android, onde você pode experimentar smartphones e tablets à vontade, e ainda brincar em uma touchscreen gigante e comer as sobremesas que dão nome às versões do Android. Bem-vindo à Androidland!

Esta “Android Store” fica em Melbourne, Austrália, e foi criada pela operadora Telstra em parceria com o Google e fabricantes (Samsung, HTC, Sony Ericsson, Motorola e LG). Com isso, eles centralizaram em um só lugar toda a experiência Android, com o tema verde do robozinho.

E o que você pode fazer na Androidland? Além de experimentar smartphones e tablets, você pode entrar na área interativa em formato de espaçonave, onde dá pra jogar Angry Birds ou usar o Google Earth em uma touchscreen gigante, e uma área para usar o Androidify. O lugar tem até sobremesas com os nomes de versões do Android – cupcakes e gingerbreads. O Google teve grande participação na loja, e ajudou a treinar os funcionários a ajudar os clientes a escolherem e configurarem os aparelhos, além de recomendar apps para baixar.

Espero que o Google tome essa iniciativa em outros países, unindo diferentes fabricantes para oferecer uma experiência unificada do Android nas lojas. A loja não é perfeita (ela parece voltada para crianças em alguns lugares), mas é um começo muito bom – e se eu tiver um espaço como na foto abaixo para brincar com todos os Androids, já fico satisfeito.





segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Stickygram transforma suas fotos do Instagram em ímãs hipster para geladeira


O Instagram ainda tem um visual meio 
hipster, mas há tantos milhões de de usuários agora que aquele apelo “sou alternativo-exclusivo” já se foi. O que fazer, amigo hipster desconsolado? Abandonar o serviço agora que virou modinha? Tenho uma ideia melhor: que tal usar as fotos para deixar a sua geladeira bonita por fora, mesmo que por dentro só tenha cebolas, água e um resto de pizza da semana passada?

Essa é a ideia do Stickygram. Tudo é bem simples: faça login com a sua conta do Instagram, selecione 9 fotos, pague U$14,99 e alguns dias (ou semanas) depois, você recebe em casa os ímãs personalizados. E o frete é grátis para o mundo inteiro! Quase tão fácil quanto pagar de artista com os filtros automáticos do próprio Instagram.



domingo, 23 de outubro de 2011

O viral do Pintinho Piu


O garoto Dheymerson, de 11 anos, está no 5ª ano e adora matemática. Ele deixou de ser “só mais um” há cerca de três semanas, quando gravou um vídeo para participar de um programa do Ceará - Brasil:
Ele mandou o link para alguns familiares e amigos, que mandaram para outros amigos, que mandaram para outros e BUM! Viralizou.
Hoje, o vídeo já tem mais de 1 milhão e 300 mil exibições (18,5 vezes a população da cidade dele, Russas), Dheymerson virou celebridade local (e virtual) e causou a pergunta mais repetida da cidade: o que diabos é um capote??? Ele ensina: “é um tipo de galinha. Aqui no Ceará chama capote, mas em outros lugares é galinha d’angola”. E, pra quem não entendeu o barulho que ela faz, é tô fraco.
Agora que você já aprendeu algo graças a um vídeo viral, veja como foi nossa entrevista com o garoto:

A fama:
De uma hora pra outra, Dheymerson deixou de ser um garoto qualquer de uma cidade pequena pra virar a nova webcelebridade do Brasil. Ele disse que, lá, ele é parado na rua para tirar foto e trocar uma ideia! Na escola, a mesma coisa mais as piadinhas dos colegas. Mas longe de ser bullying: ele acha legal essa repercussão, significa que curtiram o vídeo! :)
Dheymerson contou que quer aproveitar a webfama pra conhecer novos lugares. “Quero ir pra São Paulo, Rio de Janeiro, outros países”, revelou. Por enquanto, ele só conheceu uma das cidades que tinha vontade: Fortaleza, onde foi dar uma entrevista.
A gravação:
Se você assistiu o vídeo até o final, percebeu que a música é super difícil de ser decorada! Também não foi fácil pro Dheymerson, mas ele usou uma técnica infalível: ouvir a música o dia todo, por dois dias seguidos, até ficar automático pra ele dublar. Imagina que delícia ser vizinho dele nesses dois dias, HAHAHA! “Meus pais não gostaram nem um pouco, ficavam falando ‘meniiiino, desliga isso, não aguento mais, troca de música’… mas eu tinha que decorar!”.
Mas o ponto alto do vídeo é a dancinha que ele faz e as “interpretações” de cada barulho de animal. Teve ensaio, planejamento, coreógrafo do exterior? “Não, foi tudo na hora mesmo”.
Favoritos da WEB:
Como todo menino de 11 anos, ele entra na internet para matar o tempo e se divertir. “Entro bastante no Orkut, respondo se tem comentário lá, agora sempre tem por causa do vídeo”, conta. E, já que ele ficou conhecido por causa do Youtube, tivemos que perguntar qual o vídeo preferido dele. Ele contou que não tem um preferido, mas ele gosta de ver vídeos engraçados!
Talento:
Ame ou odeie o vídeo que Dheymerson fez, uma coisa você não pode negar: o garoto tem carisma e talento pra entreter as pessoas. Perguntei se ele tinha outro talento que ainda não havia sido descoberto pela internet e ele disse que gosta de cantar, “às vezes afinado, às vezes desafinado”. Será que o próximo vídeo será ele cantando sem playback no Youtube?
 
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