terça-feira, 8 de novembro de 2011

E essa música toda aí?

Nunca se ouviu tanta música como hoje em dia.


Isso é um dado consolidado, reconhecido por pesquisas feitas no mundo todo ano após ano. Mas, mesmo assim, muita gente reclama: as gravadoras reclamam que não ganham mais dinheiro, as lojas de música reclamam que não vendem mais CDs, as pessoas reclamam que não existe música boa.




Tá todo mundo olhando pro lado errado… Vamos lá explicar:


1– As gravadoras? Elas realmente não ganham, ou não sabem mais como ganhar dinheiro nesse novo mercado digital, onde todo mundo compartilha tudo com todos, onde o alcance da música feita em casa é igual ou maior que o alcance das músicas feitas em grandes estúdios. De repente, uma boa ideia está, assim como estava na época da bossa-nova, num banquinho e num violão. Todo mundo está tecnologicamente nivelado. Só falta a boa ideia.


2– As lojas? Se formos olhar, o CD é um simples meio de transporte da música da loja para sua casa. Quando podemos comprar e baixar direto, para que precisamos do CD?


3– Não existe música boa? As pessoas ainda procuram nos lugares errados. Tá tudo disponível, só falta procurar e se informar.


O que temos de entender é o seguinte: o mundo muda. E nada vai acabar. O rádio não acabou quando surgiram os discos e fitas K7, e a música vai continuar existindo de qualquer forma.


O mercado com certeza vai mudar, como já mudou. Mas a Música, essa com letra maiúscula, não vai acabar nunca. Nem se as gravadoras, as lojas ou o povo que pensa como antigamente quiserem.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews